PROCEDIMENTO DE MANUTENÇÃO EM VRF EM ÁREAS LITORÂNEAS

 AR CONDICIONADO INSTALADO EM REGIÃO LITORÂNEA

Uma grande dor de cabeça para clientes e empresas de manutenção de ar condicionado esta em torno dos cuidados a serem tomados com aos aparelhos instalados em região litorânea. Isso devido a ação agressiva do salitre (maresia) na estrutura mecânica e eletrônica reduzindo a vida útil dos aparelhos de ar condicionados. 


SERVIÇOS PREVENTIVOS NECESSÁRIOS 

Para retardar a ação corrosiva do salitre, deverão ser aplicadas rotinas de manutenções preventivas visando o prolongamento da vida útil do equipamento. A seguir iremos abordar item por item que ajudarão durante as rotinas de manutenção. Vale reforçar que as medidas adotadas podem ser aplicadas tanto em equipamentos Split, Splitão, VRF ou até mesmo Chiller independente de ser recém instalado, ou não. 
                                                          

LIMPEZA DA UNIDADE CONDESADORA E EVAPORADORA 

Deve-se realizar limpezas com uma frequência entre 15 a 30 dias em ambas as unidades (jateamento) para a remoção do salitre nas aletas. Não é recomendado utilizar produtos ácidos como desengraxastes ou desengordurantes. 


Após o jateamento, com um auxílio de um borrifador, aplicar vaselina liquida na área da superfície da serpentina.  

LUBRIFICAÇÃO DE COMPONENTES 

Algumas partes do equipamento como motor ventilador e válvulas não podem ser utilizado água no momento da limpeza. 


Para isso, devem ser feita a lubrificação com a utilização de graxa líquida. A parte principal para a aplicação da graxa líquida é no eixo do motor ventilador devido ao ressecamento causado pelo salitre. 
                                           

USO DO DESENGRAXANTE DIELÉTRICO

O desengraxante dielétrico possui fins de conservação devido sua ação de limpeza e impermeabilizante da estrutura das placas eletrônicas, e acessórios como sensores de temperatura, sensores de pressão e demais componentes. A superfície e componentes eletrônicos deverão ser limpas com o auxilio do desengraxante assim removendo as impurezas e sujeiras em sua estrutura. É ideal a utilização de pincel apropriado.

APLICAÇÃO DE SPRAY ANTICORROSIVO

O spray anticorrosivo possui ação protetiva nas superfícies mecânicas e também eletrônicas. Inibe a ação da maresia quando aplicada sobre as regiões estruturais do equipamento e placas eletrônicas devido a formação de uma película protetiva. 


Antes da aplicação é recomendado a limpeza da superfície (no caso das placas) ou até mesmo o lixamento (no caso das partes mecânicas) caso já existam pontos com oxidação mais avançada.

APLICAÇÃO DE PASTA TÉRMICA EM PLACA INVERTER 

Após as etapas acima, limpezas, aplicações de spray anticorrosivo, também há a necessidade da manutenção do modulo de potência inverter (IPM). 


Para essa parte do circuito deverá ser feito a substituição da pasta térmica e limpeza do dissipador de calor. A periodicidade de substituição da pasta térmica e limpeza do dissipador será de acordo com o plano de manutenção adotado e o nível de desgaste apresentado pela pasta térmica.

                                                   



Muito obrigado por visitar o nosso blog e conferir o nosso post sobre PROCEDIMENTO DE MANUTENÇÃO EM VRF EM ÁREAS LITORÂNEAS! Esperamos que tenha sido útil e informativo para você. Gostaríamos de agradecer por dedicar seu tempo para ler nossos artigos e esperamos que você tenha encontrado valor em nosso conteúdo. 

Fique atento para mais publicações no nosso blog!

Estamos sempre empenhados em fornecer informações relevantes e úteis para nossos leitores, se você tiver alguma dúvida ou comentário, não hesite em compartilhar conosco na seção de comentários abaixo. Obrigado novamente e até a próxima!👍😄









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTE DA VÁLVULA DE EXPANSÃO ELETRÔNICA

VRF FUNCIONA, PORÉM NÃO TEM RENDIMENTO, POSSÍVEIS CAUSAS!

TIPOS DE UNIDADES EVAPORADORAS NO SISTEMA VRF

MULTI SPLIT FUNCIONA, PORÉM EVAPORADOR NÃO TEM EFICIÊNCIA

VÁLVULA 4 VIAS FUNCIONAMENTO E TESTES

CHILLER, FUNCIONAMENTO E ESTRUTURA

ESTRUTURA MECÂNICA E ELETRÔNICA BÁSICA DAS UNIDADES EXTERNAS E INTERNAS DO SISTEMA VRF

CHILLER COM BAIXA EFICIÊNCIA, POSSÍVEIS CAUSAS

FUNCIONAMENTO E LÓGICAS OPERACIONAIS DO SISTEMA VRF

FUNÇÃO DO REFINET NO SISTEMA VRF E COMO INSTALAR