COMO IDENTIFICAR OS BORNES DO COMPRESSOR?

O POR QUÊ DA IDENTIFICAÇÃO DOS BORNES DO COMPRESSOR 

A sequência dos terminais elétricos monofásicos dos compressores de ar condicionado são diferentes de acordo com o fabricante. 

Em circunstâncias de substituição do compressor ou em ocasiões que exigem manutenções corretivas na parte do comando elétrico da unidade condensadora, nem sempre nos encontraremos a borracha de identificação dos bornes ou a tampa de proteção dos terminais. 

Por isso é necessário identificarmos os terminais elétricos para a montagem correta do comando elétrico. 



COMO SÃO COMPOSTAS AS BOBINAS DO COMPRESSOR?

Existem duas bobinas, a marcha (REGIME) e a auxiliar (START). A bobina de marcha é responsável pelo funcionamento permanente do compressor, já a bobina de partida atua apenas durante a partida do compressor e é responsável pela determinação do sentido de rotação. Em temos o terminal COMUM entre as duas bobinas por onde chega a fase. 

COMO IDENTIFICAR AS BOBINAS

Para identificar as bobinas, temos que realizar a leitura dos valores de resistência ôhmica entre os terminais. Para o teste é necessário ter em mãos um multímetro e ajustar na escala de resistência ôhmica (ꭥ). 








  • O MAIOR valor de resistência se encontra entre os terminais S (START) e R (REGIME). Então podemos concluir que o borne que resta é o C (COMUM). 
  • O MENOR valor de resistência se encontra entre os terminais C (COMUM) e R (REGIME). Quando o R for identificado, so nos resta o último pino que será o S
  • E entre o C (COMUM) e o S (START) encontraremos o valor intermediário que equivale ao terminal S.




                                                           




Muito obrigado por visitar o nosso blog e conferir o nosso post sobre COMO IDENTIFICAR OS BORNES DO COMPRESSOR?! Esperamos que tenha sido útil e informativo para você. Gostaríamos de agradecer por dedicar seu tempo para ler nossos artigos e esperamos que você tenha encontrado valor em nosso conteúdo. 

Gostou? Siga nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos.

Estamos sempre empenhados em fornecer informações relevantes e úteis para nossos leitores, se você tiver alguma dúvida ou comentário, não hesite em compartilhar conosco na seção de comentários abaixo. Obrigado novamente e até a próxima!👍😄

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTE DA VÁLVULA DE EXPANSÃO ELETRÔNICA

VRF FUNCIONA, PORÉM NÃO TEM RENDIMENTO, POSSÍVEIS CAUSAS!

MULTI SPLIT FUNCIONA, PORÉM EVAPORADOR NÃO TEM EFICIÊNCIA

TIPOS DE UNIDADES EVAPORADORAS NO SISTEMA VRF

VÁLVULA 4 VIAS FUNCIONAMENTO E TESTES

CHILLER, FUNCIONAMENTO E ESTRUTURA

ESTRUTURA MECÂNICA E ELETRÔNICA BÁSICA DAS UNIDADES EXTERNAS E INTERNAS DO SISTEMA VRF

CHILLER COM BAIXA EFICIÊNCIA, POSSÍVEIS CAUSAS

FUNÇÃO DO REFINET NO SISTEMA VRF E COMO INSTALAR

FUNCIONAMENTO E LÓGICAS OPERACIONAIS DO SISTEMA VRF