COMO TESTAR O SENSOR DE TEMPERATURA

O QUE É UM SENSOR?

O sensor tem como finalidade monitorar a temperatura de um sistema e detectar suas condições de funcionamento para assim evitar que seu funcionamento fuja dos padrões nominais de segurança evitando danos e falhas operacionais.

FUNÇÃO DO SENSOR NO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

Nos sistemas de refrigeração, os sensores monitoram a temperatura no circuito de refrigeração, tanto na unidade evaporadora como na unidade condensadora (sensor de serpentina e ambiente). A partir da leitura realizada pelos sensores, as informações são transmitidas para o sistema de controle onde serão tomadas as ações de funcionamento, como, por exemplo o set point, aumento ou diminuição de frequência de compressor e motor ventilador. Também possui funções de proteção, como no caso do compressor que monitora a temperatura de descarga.

PUBLICIDADE

INFORMAÇÕES ANTES DO TESTE 

O teste do sensor de temperatura tem como finalidade verificar o valor de resistência ôhmica. Antes da realização do teste é importante ter em mãos a tabela de resistência x temperatura do fabricante do sensor que está sendo realizado o teste bem como o aparelho de medição (multímetro ou alicate amperímetro).

TESTE DO SENSOR DE TEMPERATURA 

Se o teste para a verificação do sensor for realizado em temperatura ambiente, antes do iniciar deverá ser consultado a qual temperatura está sendo realizada a medição (padrão definido pelos fabricantes de 25°C), Caso o sensor seja submetido a uma temperatura mais alta ou mais baixa (por exemplo um copo de água gelada), deverá ser verificada a qual temperatura está sendo submetido o sensor para que seja feita a consulta em tabela.



TESTE DE TENSÃO NO CONECTOR DA PLACA

Caso o sensor de temperatura esteja em condições satisfatórias de funcionamento, é necessário realizar as medições de tensão no conector (CN) da placa. O valor de tensão no conector pode variar de 0.5 vcc há 5,0 vcc (tensão continua).

          Tensão no ‘CN’ = 0,5 ~5 VDC  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTE DA VÁLVULA DE EXPANSÃO ELETRÔNICA

VRF FUNCIONA, PORÉM NÃO TEM RENDIMENTO, POSSÍVEIS CAUSAS!

TIPOS DE UNIDADES EVAPORADORAS NO SISTEMA VRF

MULTI SPLIT FUNCIONA, PORÉM EVAPORADOR NÃO TEM EFICIÊNCIA

VÁLVULA 4 VIAS FUNCIONAMENTO E TESTES

CHILLER, FUNCIONAMENTO E ESTRUTURA

ESTRUTURA MECÂNICA E ELETRÔNICA BÁSICA DAS UNIDADES EXTERNAS E INTERNAS DO SISTEMA VRF

CHILLER COM BAIXA EFICIÊNCIA, POSSÍVEIS CAUSAS

FUNCIONAMENTO E LÓGICAS OPERACIONAIS DO SISTEMA VRF

FUNÇÃO DO REFINET NO SISTEMA VRF E COMO INSTALAR