TESTE DO MOTOR VENTILADOR DE CORRENTE CONTINUA (BLDC)
São motores que funcionam com tensão continua fornecida pela placa eletrônica da unidade evaporadora ou condensadora.
Diferente dos motores de corrente alternada, o rotor dos motores BLDC são geralmente de ímã de neodímio sendo movidos pelo campo gravitacional gerada pela tensão que chega em suas bobinas, são gerenciados por um controle de velocidade eletrônico.
TIPOS DE MOTOR VENTILADOR DE CORRENTE CONTINUA
Os motores ventiladores BLDC podem ser de 02 tipos:
Os que possuem o controle de velocidade (sensor hall) e o circuito de potência interno, onde são amplamente utilizados nas unidades evaporadoras dos equipamentos inverter e em alguns casos, na unidade condensadoras.
E os que possuem o controle de velocidade e de potência externo, ou seja, fora do motor ventilador, na placa, onde geralmente são os motores ventiladores da unidade condensadora dos equipamentos inverter e VRF.
PUBLICIDADE
TESTE DO MOTOR VENTILADOR BLDC
OBSERVAÇÕES ANTES DO TESTE:
- Nas verificações de tensão na placa, realizar o teste com o equipamento em stand-by.
- No teste de resistência ôhmica do motor ventilador, é recomendado removê-lo da placa somente após desligar o disjuntor do equipamento e aguardar um período de 15 minutos.
- Importante para realizar os testes esta em posso do manual de serviço do equipamento, boletim técnico ou datasheet (folha de dados) das peças as quais serão realizados o teste.
VERIFICANDO A TENSÃO NA PLACA
Para início do teste, deverá ser verificado se a placa (da unidade evaporadora ou condensadora) possui a tensão nominal necessária para o funcionamento do motor. Devemos usar como referência na placa o pino GND para aferir as tensões nos demais pinos da conexão que alimentam o motor ventilador.
TESTE DE RESISTÊNCIA DO MOTOR VENTILADOR
Para a realização do teste de resistência do motor ventilador, é imprescindível que o profissional esteja com as informações referentes aos valores de resistência que devem ser encontradas entre os pinos que formam o conector do motor. Sem essa informação, o diagnóstico preciso torna-se difícil. Abaixo temos um exemplo de verificação feita em um motor ventilador BLDC de uma unidade evaporadora:
EXEMPLO DE TABELA DE RESISTÊNCIA ÔHMICA DO MOTOR VENTILADOR
OBSERVAÇÃO SOBRE OS TESTES DE RESISTÊNCIA
Caso durante a realização do teste for detectado continuidade entre algum dos pinos, isso sinaliza que existe um curto-circuito no motor ventilador e que o mesmo precisa ser substituído.
Comentários
Postar um comentário