TESTE DO MÓDULO IPM DA PLACA INVERTER


IPM (Modulo de Potência Inteligente), é um dispositivo eletrônico que integra o circuito de inversor de frequência, ele é responsável por alterar a frequência que vai para o motor, aumentando ou diminuindo a sua velocidade. 

IPM-MODULO-DE-POTÊNCIA-INTELIGENTE-FREQUÊNCIA-MOTOR-AUMENTANTO-DIMINUINDO-VELOCIDADE


Esse módulo possui internamente um conjunto de transistores (geralmente formado por 6 do tipo IGBT) onde 3 transistores são ligados na parte da tensão positiva da fonte alimentação da placa inverter (fonte com tensão continua de 310vcc). Já os outros 3 transistores recebem a tensão de potencial negativo da fonte. 

DEMOSTRAÇÃO-IPM

EXEMPLO DE TESTE DE IPM EM PLACA DE SPLIT INVERTER 

Para realização do teste do módulo IPM é importante que o equipamento primeiro seja desenergizado. Após essa etapa deverá aguardar um período mínimo de 15 minutos para que os capacitores na placa se descarreguem, assim evitando acidentes danos a placa. 

TESTE-DE-IPM-EM-PLACA-DE-SPLIT-INVERTER


O teste resume-se em detectar se existe curto-circuito em algum dos TRANSISTORES IGBT's, que formam o módulo IPM. Para uma simples compreensão é sem aprofundarmos em termos eletrônicos, cada um desses transistores possuem um "diodo", então o teste determina se este "diodo" esta ou não danificado. Por esse motivo o aparelho de medição (multímetro) deverá esta ajustado na escala de DIODO.

MULTIMETRO-AJUSTADO-ESCALA-DIODO

Os valores que deverão ser encontrados durante o teste são os mesmos achados nos testes de diodo, ou seja, valor de queda de tensão entre 0,4 a 0,7 mA (miliamperes) em todos os pontos de medição, com variação de 10%. 

TESTE-NEGATIVO-NO-TERMINAL-POSITIVO-PONTA-DE-TESTE-POSITIVO-NO-TERMINAL-U
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Entretanto, esse valor de referência poderá diferir conforme o fabricante, por esse motivo é importante ter os dados técnicos do IPM que esta sendo testado para achar os valores corretos na medição (folha de dados, conhecida como "datasheet").
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EXEMPLO DE TESTE DO MÓDULO IPM DA PLACA INVERTER DO VRF 

O teste no módulo IPM da placa inverter do compressor (e na placa inverter do motor ventilador do condensador) dos equipamentos VRF's é o mesmo da placa inverter dos aparelhos SPLIT INVERTER. 
MULTIMETRO/AMPERIMETRO-NA-ESCALA-DIODO-PRETO P-VERMELHO W
MULTIMETRO/AMPERIMETRO-NA-ESCALA-DIODO-PRETO P-VERMELHO Y
MULTIMETRO/AMPERIMETRO-NA-ESCALA-DIODO-PRETO P-VERMELHO U
MULTIMETRO/AMPERIMETRO-NA-ESCALA-DIODO-VERMELHO N- PRETO W


MULTIMETRO/AMPERIMETRO-NA-ESCALA-DIODO-VERMELHO N- PRETO Y


MULTIMETRO/AMPERIMETRO-NA-ESCALA-DIODO-VERMELHO N- PRETO U

A única observação esta nos dados técnicos que deverão ser obtidos antes de realizar os testes, pois fisicamente o IPM do VRF difere do IPM do SPLIT INVERTER, por isso deverá obter todos os dados técnicos da peça antes do teste. 
No mais, os protocolos de segurança antes do teste e a utilização do multímetro são as mesmas.








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