TESTE DO COMPRESSOR INVERTER
Os testes que veremos abaixo podem ser aplicados tanto em compressores inverter, utilizado em equipamentos do tipo Split system, bem como nos compressores inverter utilizados nos equipamentos do tipo VRF.
TESTE DE CONTINUIDADE DA BOBINA DO COMPRESSOR
Esse é o teste básico realizado nos compressores. Consiste em verificar a integridade da bobina elétrica do compressor, de modo a detectar se alguma delas encontra-se rompida ou com o valor de resistência fora da faixa especificada pelo fabricante.
Os valores de resistência ôhmica da bobina dos compressores variam de acordo com fabricante, por isso importante ter em mãos a tabela com os valores de resistência do fabricante do compressor.
Outra informação importante esta a cerca do momento do teste. O compressor não pode estar quente (desligue minutos antes do teste), pois o valor da resistência da bobina poderá divergir dos valores exigidos pelo fabricante.
PUBLICIDADE
TESTE DE MASSA DO COMPRESSOR
Consiste em verificar se existe curto-circuito entre as bobinas (ou pelo menos uma delas) com a carcaça do compressor.
Caso o teste realizado, indique que exista continuidade entre as bobinas, ou alguma delas em relação á carcaça, significa que o compressor esta danificado.
TESTE DE COMPRESSOR COM USO DO MEGÔHMETRO
O teste com o megôhmetro, tem com finalidade detectar o nível de isolação ôhmica entre as bobinas do compressor (U-V-W) bem como a isolação ôhmica entre as bobinas com a carcaça do compressor.
TESTE DE ISOLAMENTO ENTRE BOBINAS
TESTE DE ISOLAMENTO ENTRE BOBINAS E CARCAÇA
Cada fabricante possui um valor de resistência ôhmica de isolação para testes, faça a consulta dos valores com o fabricante para um diagnóstico preciso.
VÍDEO AULA
Comentários
Postar um comentário