TESTE DA VÁLVULA DE EXPANSÃO ELETRÔNICA
As válvulas de expansão eletrônica tem como função regular a vazão de fluido refrigerante no sistema de refrigeração reduzindo da pressão de condensação até a pressão de evaporação. Nos equipamentos tipo Split system, a válvula fica localizada na unidade condensadora. No sistema VRF, é possível localizar a válvula nas unidades internas e externas.
ESTRUTURA DA BOBINA DA VÁLVULA DE EXPANSÃO ELETRÔNICA
É possível encontrar 02 tipos de bobinas de válvulas de expansão eletrônica. Os modelos com apenas 01 condutor comum por onde entra a tensão de 12vcc para alimentar um conjunto formado por dois pares de bobinas. Já os modelos que possuem 02 condutores comuns, cada condutor fica responsável por alimentar com a tensão de 12vcc um par de bobinas (lembrando que no total são dois pares). Em termos práticos, essa diferença está ligada a precisão de abertura e fechamento da válvula, também chamado de número de passos.
VÁLVULA DE EXPANSÃO ELETRÔNICA COM 01 CONDUTOR COMUM
Tensão de 12vcc alimenta a bobina da válvula de expansão eletrônica através do condutor comum, no caso acima, de cor azul.
VÁLVULA DE EXPANSÃO ELETRÔNICA COM 02 CONDUTORES COMUNS
Tensão de 12vcc alimenta separadamente conjuntos de bobinas diferentes. O condutor comum verde recebe a tensão para alimentar um conjunto de bobinas, e o condutor comum vermelho recebe a tensão para alimentar o outro conjunto de bobinas.
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TESTE DA BOBINA DA VÁVULA DE EXPANSÃO ELETRÔNICA
Cada bobina, geralmente possui um valor de resistência ôhmica em torno de 45 Ohms (podendo ter outro valor de referência dependendo do fabricante da bobina). O teste verifica a resistência entre as bobinas, e entre a bobina e o condutor comum.
TESTE DE MEDIÇÃO ENTRE BOBINAS DA VÁLVULA DE EXPANSÃO ELETRÔNICA
Men, estou com um ar condicionado inverter de 12000 Btu/h que quando eu ligo, funciona o condensador, mas não gela. O que poderia ser?
ResponderExcluirPodem ser diversos problemas, desde obstrução ou estrangulamento na tubulação, entupimento de filtro ou tubo capilar, no caso de válvula eletrônica, danos na bobina da válvula ou falta de fluido refrigerante por vazamento.
ResponderExcluirconteúdo super didático.
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