FALHA DE ALTA PRESSÃO EM VRF, PRINCIPAIS CAUSAS!
Alarme de alta pressão em sistema VRF, assim como os de baixa pressão, possui características operacionais que devem ser observados ao longo da operação do sistema. Somente após conhecer o comportamento adquirido pelo sistema nessas condições, que podemos de fato determinar as principais causas.
Vamos entender o comportamento do VRF durante essa irregularidade.
A pressão alvo (Targent Presure) o qual o equipamento e projetado a usar como referência, está em torno de 420 Psi. Caso ela atinja níveis superiores, o equipamento funcionará conforme a imagem acima.
Se ainda assim a pressão continuar a se elevar, o equipamento irá apresentar alarme por alta pressão. Os dispositivos responsáveis por monitorar e proteger o lado de alta pressão no VRF é o pressostato de alta pressão (proteção) e o transdutor (monitoramento e controle).
CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA VRF COM ALTA PRESSÃO
- Tempo de funcionamento da unidade externa e curto.
- Motor ventilador do condensador com alta rotação.
- Válvulas de alívio de pressão dentro do condensador sempre atuante (possível ouvir a solenoide sempre atuando solenoide).
- Alarme de proteção de alta pressão intermitente, até gerar um alarme definitivo de alta pressão.
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CAUSAS PARA O ALARME DE ALTA PRESSÃO NO SISTEMA VRF:
EXCESSO DE FLUIDO REFRIGERANTE
Uma das causas mais comuns de alarme por alta pressão é o excesso de fluido refrigerante (Gás). Excesso esse causado na maioria dos casos por ausência do projeto durante o star up (feito de forma indevida por terceiros), ou por julgamento errados de baixo rendimento onde foi colocado mais "gás" para que houvesse melhora ao sistema.
SERPENTINA DO CONDENSADOR SUJA
Quando a serpentina da unidade condensadora encontra-se suja, isso afeta diretamente o processo de troca de calor na unidade externa. Também pode ser considerado como umas das causas do alarme por alta pressão.
OBSTRUÇÃO NO CIRCUITO
Obstruções no circuito de refrigerante também é uma causa recorrente quando o assunto é alarmes por alta pressão. Quando existe obstrução dentro da unidade condensadora em trechos onde existem filtros secadores localizados na saída do condensador ou em algum trecho na mesma região, pode ocasionar a falha. Uma das causas da obstrução pode ser presença de materiais sólidos que não foram limpos durante a instalação do VRF.
DEFEITO DO PRESSOSTATO DE ALTA PRESSÃO
O pressostato nada mais é que uma chave que atua por pressão. Quando a pressão atinge níveis críticos, o selo interno do pressostato se abre desligando o sistema. Quando a pressão volta a níveis de segurança, esses selos voltam a se fechar e liberar o funcionamento do equipamento.
Um dos motivos da falha pode ser justamente esse selo danificado. Deve-se fazer o teste de continuidade nos terminais do pressostato quando o sistema estiver desligado e desenergizado, de modo a saber se os contatos estão abertos ou fechados.
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