ALARME DE SOBRECORRENTE NO SISTEMA VRF

O alarme de sobrecarga ou sobrecorrente no circuito inverter é uma falha ampla, pois ela abrange praticamente toda a estrutura elétrica da unidade externa. Porém, é importante identificarmos exatamente onde é o circuito de potência inverter responsável por acionar o compressor para em seguida podermos identificar os pontos de teste.


PRINCIPAIS CAUSAS DO ALARME DE SOBRECORRENTE DO CIRCUITO INVERTER:

  • Falha da placa inverter do compressor.
  • Fusível aberto na placa inverter.
  • Curto-circuito no compressor inverter.
  • Alguns casos, excesso de fluido refrigerante.
  • Tensão acima/abaixo da nominal da rede.
  • Etc...

FALHA DA PLACA INVERTER DO COMPRESSOR

Um dos erros mais comuns é a falha da placa inverter, na sua maioria o módulo de potência inteligente (IPM) responsável por acionar o compressor. Deve-se realizar o teste do módulo a fim de detectar curto-circuito no módulo. 

Os valores que deverão ser encontrados durante o teste são os mesmos achados nos testes de diodo, ou seja, valor de queda de tensão entre 0,4 a 0,7 mA (miliamperes) em todos os pontos de medição, com variação de 10%.




FALHA DO COMPRESSOR INVERTER 

O alarme é apresentado no momento do acionamento do compressor inverter. Caso o módulo IPM esteja em boas condições, o próximo passo é verificar a integridade do compressor inverter, pois quando em curto-circuito ou mecanismo "travado", no momento do seu funcionamento, os níveis de corrente elétrica se elevam, gerando a falha.


EXCESSO DE FLUIDO REFRIGERANTE

Com o excesso de fluido refrigerante, automaticamente existirá uma sobrecarga no sistema, o que exigirá um maior trabalho do compressor inverter. Isso em termos práticos resultará em um aumento progressivo da corrente elétrica, vindo causar o alarme por sobrecarga no circuito inverter.


TENSÃO ACIMA OU ABAIXO DA NOMINAL

A tolerância da tensão fornecida pela rede elétrica ao equipamento deve ser de +/- 10%. Fora dessa margem, a probabilidade de falha no circuito de potência inverter é grande. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTE DA VÁLVULA DE EXPANSÃO ELETRÔNICA

VRF FUNCIONA, PORÉM NÃO TEM RENDIMENTO, POSSÍVEIS CAUSAS!

MULTI SPLIT FUNCIONA, PORÉM EVAPORADOR NÃO TEM EFICIÊNCIA

TIPOS DE UNIDADES EVAPORADORAS NO SISTEMA VRF

VÁLVULA 4 VIAS FUNCIONAMENTO E TESTES

CHILLER, FUNCIONAMENTO E ESTRUTURA

ESTRUTURA MECÂNICA E ELETRÔNICA BÁSICA DAS UNIDADES EXTERNAS E INTERNAS DO SISTEMA VRF

CHILLER COM BAIXA EFICIÊNCIA, POSSÍVEIS CAUSAS

FUNÇÃO DO REFINET NO SISTEMA VRF E COMO INSTALAR

FUNCIONAMENTO E LÓGICAS OPERACIONAIS DO SISTEMA VRF