ALARME DE SOBRECORRENTE NO SISTEMA VRF
O alarme de sobrecarga ou sobrecorrente no circuito inverter é uma falha ampla, pois ela abrange praticamente toda a estrutura elétrica da unidade externa. Porém, é importante identificarmos exatamente onde é o circuito de potência inverter responsável por acionar o compressor para em seguida podermos identificar os pontos de teste.
PRINCIPAIS CAUSAS DO ALARME DE SOBRECORRENTE DO CIRCUITO INVERTER:
- Falha da placa inverter do compressor.
- Fusível aberto na placa inverter.
- Curto-circuito no compressor inverter.
- Alguns casos, excesso de fluido refrigerante.
- Tensão acima/abaixo da nominal da rede.
- Etc...
FALHA DA PLACA INVERTER DO COMPRESSOR
Um dos erros mais comuns é a falha da placa inverter, na sua maioria o módulo de potência inteligente (IPM) responsável por acionar o compressor. Deve-se realizar o teste do módulo a fim de detectar curto-circuito no módulo.
Os valores que deverão ser encontrados durante o teste são os mesmos achados nos testes de diodo, ou seja, valor de queda de tensão entre 0,4 a 0,7 mA (miliamperes) em todos os pontos de medição, com variação de 10%.
FALHA DO COMPRESSOR INVERTER
O alarme é apresentado no momento do acionamento do compressor inverter. Caso o módulo IPM esteja em boas condições, o próximo passo é verificar a integridade do compressor inverter, pois quando em curto-circuito ou mecanismo "travado", no momento do seu funcionamento, os níveis de corrente elétrica se elevam, gerando a falha.
EXCESSO DE FLUIDO REFRIGERANTE
Com o excesso de fluido refrigerante, automaticamente existirá uma sobrecarga no sistema, o que exigirá um maior trabalho do compressor inverter. Isso em termos práticos resultará em um aumento progressivo da corrente elétrica, vindo causar o alarme por sobrecarga no circuito inverter.
TENSÃO ACIMA OU ABAIXO DA NOMINAL
A tolerância da tensão fornecida pela rede elétrica ao equipamento deve ser de +/- 10%. Fora dessa margem, a probabilidade de falha no circuito de potência inverter é grande.
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